Seguidores

Você é o visitante número

PROJETO SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA








PROJETO “SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA”










Autoras:
Rauflisa Conceição dos Santos
Rosália Conceição dos Santos Pereira
























Itaguatins-Tocantins/2010
Presidência da República
Casa Civil
Subchefe para Assuntos Jurídicos
Lei Nº 11.988, de 27 de julho de 2009.
Cria a Semana de Educação para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo País, e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no País realizarão, em período a ser determinado pelas Secretarias Estaduais de Educação, a atividade denominada Semana de Educação para a Vida.
Art. 2o A atividade escolar aludida no art. 1o desta Lei terá duração de 1 (uma) semana e objetivará ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc.
Art. 3o A Semana de Educação para a Vida fará parte, anualmente, do Calendário Escolar e deverá ser aberta para a participação dos pais de alunos e da comunidade em geral.
Art. 4o As matérias, durante a Semana de Educação para a Vida, poderão ser ministradas sob a forma de seminários, palestras, exposições-visita, projeções de slides, filmes ou qualquer outra forma não convencional.
Parágrafo único. Os convidados pelas Secretarias Estaduais de Educação para ministrar as matérias da Semana de Educação para a Vida deverão possuir comprovado nível de conhecimento sobre os assuntos a serem abordados.
Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 27 de julho de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Este texto não substitui o publicado no DOU de 28.7.2009






APRESENTAÇÃO


De acordo com a lei acima estabelecida, a Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira adotou a mesma, onde no período de 08 de fevereiro de 2010 desenvolveu um trabalho diferenciado voltado para os alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A Semana de Educação para Vida fará parte do Calendário Escolar anual e será aberta aos pais de alunos e comunidade.


JUSTIFICATIVA


O presente projeto será desenvolvido com a finalidade de fazer cumprir a lei, onde os alunos e toda equipe escolar terão a oportunidade de discutir e socializar os temas transversais que até então no dia a dia em sala de aula não são trabalhados com frequência.


OBJETIVO GERAL


A Semana de Educação para a Vida tem como objetivo discutir e trabalhar matérias que não constam obrigatoriamente no currículo como Temas Transversais tais como: meio ambiente, sexualidade, pluralidade cultural, saúde, ética e trabalho e consumo. Além disso, as matérias serão ministrada sob a forma de seminários, palestras, exposições, visitas, vídeos-filmes, etc.


METODOLOGIA


Cada professor representante de turma deverá trabalhar durante a semana de acordo com a temática e as especificidades de cada tema estabelecido, ressaltando que no dia 12/02/2010 acontecerá a culminância do projeto no pátio da referida escola com a socialização de todas as atividades realizadas em sala de aula.


TEMAS
SÉRIES

PROFESSORES TUTORES
SAÚDE
1º ano 1 e 2
6º ano 1 e 2
Maria Valdineide,Gracileide Fernandes, Divargne e Wilma Gomes.
MEIO AMBIENTE

2º ano 1 e 2
6º ano 3
7º ano 3
9º ano 1 e 2

Maria Luciane, Aldo José, Antonio Francisco, Maria Divina, Maria de Fátima Cardoso, Charles Brito e Sandra Maria.
ÉTICA

3º ano 1 e 2
8º ano 1 e 2

Eliene Marinho, Lucivânia, Carlos Alberto, Jamerson e Maria de Fátima Silva.
PLURALIDADE CULTURAL
4º ano 1 e 2
5º ano 3
9º ano 3

Marilene Mendes, Vanilde Sá, Genilde e Marcia Ney.
TRABALHO E CONSUMO
5º ano 1 e 2
7º ano 1 e 2

Adilson Sales, Zeliânia Maria e Rita Carneiro.




AVALIAÇÃO


A avaliação será realizada pelos alunos através das atividades desenvolvidas em sala de aula e no pátio da escola e os professores também apresentarão relatórios a Coordenação Pedagógica de como foi conduzido o trabalho com os alunos no decorrer da semana.



  • PARÂMETROS Curriculares Nacionais – língua Portuguesa/ Ministro da Educação Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
  • REVISTA, Nova Escola por que trabalhar com projetos: nº 122, São Paulo: 1999.